ACADEMIA DE LETRAS IMORTALIZA SOCORRO BRAGA E ABRE CONCURSO PARA PREENCHER CADEIRA VAGA
- Francisco Weyl
- 22 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de out. de 2021
A presidência da Academia de Letras do Brasil - seccional Bragança do Pará abriu edital para preenchimento da vaga aberta com o falecimento de Maria do Socorro Braga Reis.
O edital público foi anunciado na noite de Sexta-Feira (21 de Maio), um mês após a passagem da acadêmica, durante sessão solene póstuma em sua homenagem, que teve transmissão pelas redes sociais da ALB.
A Sessão Saudade é uma das normas regimentais da Academia, na forma do art. 7º, § 2º.
Regida pelo presidente da ALB, Luís Henrique Brito Pereira (cadeira 48 - patronesse: Frida Vingren), a sessão teve a intervenção de associados da entidade, que dessa forma prestaram sinceros e sensíveis tributos à falecida confreira.
Cerca de mil e quinhentas pessoas foram alcançadas pela sessão, que contou com a participação dos familiares de Socorro, além de pessoas convidadas, como parceiros de trabalho, e alunos que foram por ela orientados.
Imortalidade
A sessão foi marcada por momentos de muita emoção, mas também de reflexão sobre a pandemia que ceifou a vida de Socorro, ela que seguia rigorosamente as recomendações das autoridades sanitárias globais.
Emocionado, um de seus amigos e parceiros de trabalho mais próximo, Carlos Roberto Amorim da Silva (cadeira 29 - patrono: Raimundo Naseaseno Ferreira) chegou mesmo a criticar o negacionismo e a ausência de políticas de imunização.
Embaixador da ALB no Pará, Carlos Roberto (que é conhecido carinhosamente como Beto Amorim) narrou a trajetória de amizade e de relação profissional com Socorro no projeto Aluno Repórter.
Ele informou que o nome da confreira está nos anais da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, entidade criada após a segunda guerra mundial para contribuir para a paz e segurança no mundo, através da educação, da ciência, da cultura e das comunicações.
Socorro Braga ocupava a cadeira de N. 44 da ALB no Município, e era uma destacada professora, defensora dos valores mais nobres da educação popular freireana.
Considerando que o falecimento da acadêmica ocorreu ainda na condição de sócia-fundadora, e, portanto, em pleno gozo de seus direitos perante a entidade, com a qual muito colaborou, Socorro foi imortalizada, de acordo com o art. 7º, §4º, do Regimento Interno da ALB de Bragança do Pará.
Vacância
Além do Decreto 01/2021, a ALB anunciou o Edital Nº 002/2021, para preenchimento da Cadeira nº 44, que pertencia à Socorro Braga.
O edital também abre formação de cadastro reserva para preenchimento de cadeiras que porventura venham a ser declaradas em vacância pela Academia.
Os candidatos devem residir no município de Bragança e/ou ter relação com o Município.
O processo de seleção tem diversas fases, desde a entrega da documentação até a publicação do Resultado Final, sendo que o edital ficará aberto até o dia 20/06/2021.
Maiores esclarecimentos poderão ser obtidos no escritório de Advocacia Dr. Henrique Brito (Trav. Cônego Miguel, nº 360, Cetro, Bragança/PA, CEP: 68.600-000 – ao lado do Fórum), ou via WhatsApp (91 - 99987-2687).
SERVIÇO –
O QUE: Concurso para preenchimento da cadeira nº 44 e cadastro de reserva
QUANDO: Até 20 de Junho de 2021
+ INFORMAÇÕES: WhatsApp (91 - 99987-2687)
LEIA O EDITAL COMPLETO
https://www.albbraganca.art.br/post/abertura-de-edital-para-preenchimento-de-vaga-acad%C3%AAmica

Fonte © Ascom/ALB-Bragança do Pará
Texto: Acadêmico Francisco Weyl
(cadeira N. 45 - Patrono: Raymundo Ulysses Penafort Albuquerque / Jornalista DRT-Pa 2161)
FOTO: Arquivo


Unimo-nos aos familiares e confrades da pranteada confreira em oraçáo por sua alma.
Assuncao de Castro - ALB/Irituia.