8 anos da Academia de Letras do Brasil será comemorado em Bragança do Pará
- Francisco Weyl
- 12 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de out. de 2021
Vai ser no Liceu de Música Municipal a cerimônia de aniversário dos 8 anos da Academia de Letras do Brasil, em Bragança do Pará.
O evento acontecerá no dia 15 de Outubro, dia do Professor, a partir das 19h30
A programação vai destacar as obras literárias dos acadêmicos, com exposição de livros, além de homenagem ao fundador da entidade, José Ribamar Gomes Oliveira (cadeira N.1 – patrono Dr. Reinaldo José Teixeira Gonçalves).
Na ocasião, também será dada posse ao acadêmico João Rui Teixeira da Silva )cadeira N. 11 – patronesse Lindanor Celina).
Também está previsto o lançamento do “Prêmio Anual da Literatura Bragantina”, concurso literário mandicuera, que visa a incentivar a escrita em duas categorias: estudantes da educação básica e sociedade geral.
Fundada no dia 16 de Abril de 2013, a ALB foi instalada no Município de Bragança no dia 1º de Outubro de 2013, a Academia realiza projetos como “Escola dos Poetas” e “ALB vai à praia”.
Em Bragança do Pará, a ALB ocupa um espaço social, mediante representações, parcerias, e intercâmbios de ideias e experiências inovadoras e sustentáveis, em ações de natureza científica, social, e artística.
A Academia de Letras do Brasil – Seccional Bragança é vinculada a Academia de Letras do Brasil - Nacional, que tem como presidente o escritor e Prof. Dr. Mário Carabajal - Ph.D. / Ph.I.
A ALB, portanto, é uma entidade nacional com representações regionais e estaduais, sendo que a entidade de Bragança do Pará é uma das mais fortes do Brasil.
Além disso, tem representações, como na Região Metropolitana de Belém, Vizeu, Tracuateua, Irituia, Icoaracy, entre outras.
Mas, hoje, a ALB tem uma Embaixada no Pará, que tem como presidente o acadêmico bragantino Carlos Roberto Amorim da Silva.
Esta Embaixada é dividida por embaixadas regionais, como a Regional Sul e Sudeste do Estado, a Regional dos Caetés, e a Embaixada Maranhense.
Em Bragança, a ALB é composta por 50 associados efetivos, portanto, são 50 cadeiras.
Cada uma dessas cadeiras, têm um Patrono provisório, indicado pelo próprio acadêmico, que passa a nomear a respectiva cadeira após a sua morte, assumindo, neste sentido, a condição de imortalidade.
Até a presente data, as associadas efetivas Fátima Bezerra e Socorro Braga faleceram enquanto ocupavam as cadeiras, o que não ocorreu com os acadêmicos José Severo de Souza e Nonato Silva, que morreram quando a situação social deles havia sido readequada.
De acordo com os Estatutos e o Regimento Interno da ALB, Fátima e Socorro tornaram-se imortais e patroneses permanentes de suas cadeiras, enquanto que José e Nonato, patronos provisórios das cadeiras que ocupavam.
A entidade conta com três grupos de trabalho para executar suas ações, além da diretoria executiva.
O Conselho de Ética e Fiscal; Conselho de Cultura; e a Comissão de editais e captação de recursos.
Com relação à comunicação, a diretoria nomeou o acadêmico-jornalista Francisco Weyl para divulgar as ações da entidade.
SERVIÇO – 8 anos da ALB em Bragança do Pará, Liceu de Música, dia 15 de Outubro, 19h30

Fonte © Ascom/ALB-Bragança do Pará
Texto, foto e arte: Acadêmico Francisco Weyl / Jornalista DRT-Pa 2161
(cadeira N. 45 - Patrono: Raymundo Ulysses Penafort Albuquerque)


Comentários